terça-feira, 3 de junho de 2014

Pernambuco segue com encontros regionais de Economia Solidária que acontece em Afogados da Ingazeira


Dando sequência as reuniões regionais que integram 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, amanhã (quarta-feira, 04) será a vez da cidade de Afogados da Ingazeira receber o encontro. Com envolvimento dos principais agentes da economia solidária em Pernambuco, as conferências estão sendo organizadas no Estado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego - STQE, através do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária.

A STQE tem o compromisso de fortalecer a Economia Solidária em Pernambuco como um importante instrumento gerador e complementar de renda, sem perder o foco na valorização do ser humano dentro dos setores que não estão consolidados como micro e pequena empresa e nem como empreendedor individual e autônomo. Um projeto desenvolvido neste âmbito é o Rescate, que já cadastrou 3.600 catadores e auxilia na humanização e rentabilidade para essa camada da população.

Na sequencia (sexta-feira, 06) o município de Ouricuri entra no calendário da Economia Solidária. Em seguida será a vez das cidades Jaboatão e Recife participarem das Conferências. As cooperativas de Garanhuns, Gravatá, Palmares e Carpina já se engajaram nos encontros que ocorreram durante o mês de maio e tiveram acompanhamento Estadual representado por João Freire, Secretário Executivo de Empreendedorismo da STQE.

As conferências públicas regionais são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito ao setor, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas. O mapeando obtido a partir das regionais, será unificado na Conferência Estadual, que vai, por sua vez, mapear as principais características de Pernambuco para a Conferência Nacional.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário, respeitando o ser humano e o meio ambiente. O cronograma com todas as datas e locais das conferências está disponível no site da STQE – www.stqe.pe.gov.br
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2011/2017 Noticias de Ouricuri-PE